quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Projeto cala-boca para os crentes.


Brasil corre sério risco de ter

a liberdade religiosa cerceada


Missão Portas Abertas

O Brasil, país conhecido em todo o mundo por sua tolerância e respeito às diferenças raciais, religiosas e étnicas, entre outras, encontra-se hoje diante de uma flagrante ameaça à liberdade de expressão e culto.

Dois projetos de lei que se propõem a evitar o preconceito, também possuem regras para silenciar e censurar a pregação da Bíblia Sagrada. E sem que a maioria da população se dê conta disso, estão seguindo o trâmite de aprovação no Congresso Nacional.

Um deles está no Senado, prestes a se tornar lei (PL 122/06) e outro com o mesmo teor está na Câmara dos Deputados (PL 6418/2005).

Em breve poderemos assistir pastores sendo presos por pregarem o Evangelho, como em muitos países da África, e pais perdendo a guarda dos filhos por transmitirem a sua convicção religiosa, como ocorre em localidades do Oriente Médio.

Casos como na China e na Coréia do Norte, onde pastores são presos por distribuírem Bíblias, podem se tornar comuns.

Crime de opinião religiosa

Uma leitura mais apurada no texto do PL 122/06 - que prevê detenção de um a três anos para quem for condenado por injúria ou intimidação ao expressar um ponto de vista moral, filosófico ou psicológico contrário ao dos homossexuais - revela que, na prática, a pregação de alguns trechos da Bíblia poderão ser criminalizados, a despeito das diferentes interpretações de correntes doutrinárias.

O PL 122/06 está prestes a ser votado pelos senadores e em seguida seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para se tornar lei. O governo é favorável à criação desta nova lei e seu posicionamento está claramente expresso no programa "Brasil Sem Homofobia".

Um projeto ainda mais pernicioso e semelhante a este que tramita na Câmara, o PL 6418/2005, prevê aumento da pena em um terço para qualquer um que fabrique, distribua ou comercialize quaisquer pontos de vista contra homossexuais, sejam impressos ou verbais.

No caso de materiais impressos, a nova lei prevê o confisco e a destruição dos mesmos, o que expõe a Bíblia Sagrada ao risco de ser recolhida e destruída pelas autoridades brasileiras. No caso de transmissões televisivas ou radiofônicas, a lei prevê a suspensão delas.

Perseguição aos ofertantes

A ameaça torna-se ainda mais gritante ao atingir os próprios crentes brasileiros, que são os principais financiadores de missões, igrejas e programas nos meios de comunicação de massa que se propõem a pregar o Evangelho de Cristo.

Isso porque, pelo que está previsto no PL 6418/2005, quem financia, patrocina ou presta assistência a qualquer um que "transgredir essa lei", ou seja, que pregar qualquer ponto que desagrade a um homossexual, poderá ser condenado a uma pena de dois a cinco anos de prisão.

Como cristãos, ou seja, como defensores do amor ao próximo pregado por Jesus Cristo, não aceitamos que qualquer pessoa, homossexual ou não, sofra atos de violência, seja proibida de permanecer em locais públicos ou tenha seus direitos civis violados - pontos que estão servindo de justificativa para os que defendem tais projetos.

Só não podemos permitir a invasão de direitos particulares sobre os direitos coletivos, assegurados na Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Por isso, diante desta séria ameaça aos direitos religiosos de todos nós, cidadãos cristãos, principalmente aos evangélicos, cresce a demanda por uma intensa mobilização por parte de todos aqueles que, independentemente de aprovarem ou não a conduta homossexual, desejam garantir o direito de livre expressão de suas opiniões e convicções, sejam elas contrárias ou não ao homossexualismo.

Esta mobilização, além de ser expressa em orações e jejuns, deve ser acompanhada de uma dinâmica prática, sob diferentes formas, tais como:

1. Envie seu protesto para os senadores e deputados envolvidos na aprovação destas leis... (veja listagem de alguns deles abaixo) por meio de cartas, telefonemas, fax e e-mails;

2. Participe de abaixo-assinados que expressem o descontentamento com estes projetos de lei e assegure que eles sejam entregues às autoridades competentes;

3. Entre em contato com o parlamentar em quem votou e chame a atenção dele à questão;

4. Repasse estas informações sobre a ameaça que estas leis trarão à liberdade de expressão e culto no Brasil a TODOS os seus conhecidos. Utilize seu mailing pessoal e os meios de comunicação de sua igreja.

Nossa tão propagandeada liberdade religiosa pode estar com os dias contados. E não é apenas o cristianismo que está correndo o risco de ser censurado. O islamismo e o judaísmo também, pois todas tratam do assunto em seus livros sagrados.

Portanto, o que está em questão não é o homossexualismo em si e sim a criação de um crime de expressão e opinião religiosa.

Contatos com os senadores diretamente envolvidos no PL 122/06:

Fátima Cleide Rodrigues da Silva (PT-RO), relatora do projeto (a favor)
Tel.: (61) 3311-2391 a 2397
Fax: (61) 3311-1882
Correio eletrônico: fatima.cleide@senadora.gov.br

Paulo Renato Paim (PT-RS), apresentou diversos projetos neste sentido, condensados no PL 122/06 (a favor)
Tel.: (61) 3311-5227/5232
Fax: (61) 3311-5235
Correio eletrônico: paulopaim@senador.gov.br

Marcelo Bezerra Crivella (PRB-RJ) - (contrário à redação como está)
Tel.: (61) 3311-5225/5730
Fax: (61) 3311-2211
Correio eletrônico: crivella@senador.gov.br

Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada senador e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.senado.gov.br

Contatos com os deputados diretamente envolvidos no PL 6418/2005:

Janete Rocha Pietá (PT-SP), relatora do projeto (a favor)
Telefone:(61) 3215-5578
Fax: (61) 3215-2578
Correio eletrônico: dep.janeterochapieta@camara . gov.br

Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) (contrário à redação como está)
Telefone:(61) 3215-5226
Fax:(61) 3215-2226
Correio eletrônico: dep.pastormanoelferreira@camara. gov.br

Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada deputado e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.camara.gov.br .

Autor:Missão Portas Abertas


joao cruzue - Blog Olhar Cristao
www.olharcristao.blogspot.com



quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Pérolas do Enem 2007

viva a liberdade de "eçpressão"!

por João Cruzué

Aviso aos sobrinhos: Cuidado! O Orkut e o Msn não substituem os livros. Se você abusar da Internet e esquecer dos livros, será forte candidato à pérola de ouro do próximo ENEM.

Por outro lado, essas "maravilhas" do português são diversão garantida e serotonina em dobro. Se você ainda não deu boa gargalhada hoje, prepare-se, pois a colheita foi farta.

Compilação e comentários

O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino. ( Seguindo o mesmo raciocínio, o restante das primeiras-damas foram do sexo masculino.)

O número de famigerados do MST almenta a cada ano seletivo. ( Vamos orar!)

Os anaufabetos nunca tiveram chance de voltar outra vez para a escola. ( O "u" de "anaufa" até que passa mas voltar outra vez me deixa "re-voltado")

Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar. ( Novo gênio da física ântica )

O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba. ( Este cara foi de uma profundidade ... deve ser primo do Patropi)

Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos. ( É o primeiro caso de vegetariano carnívoro que ouvi falar.)

Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana ( Sarneamento dos pobres deve ser alguma política do Maranhão, só pode.)

Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia. ( Cabeçudo compositor de novo samba do crioulo doido)

O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro. ( Defensor da tecnologia do transplante secular )

A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje. ( História futura é dose para leão..)

Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam. ( Muito imaginativo; só faltou dizer que os índios mortos sacrificavam os filhos vivos. )

Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos. ( E descrita "brilhantemente" por um cabeçudo)

No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando. (Já para essa anta, sífilis é antônimo de "atrazo". Ô raça!)

Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu. ( Inspiração proveniente do Filme Guerra nas Estrelas )

A capital da Argentina é Buenos Dias. ( Fala baixo, senão os "hermanos" podem ouvi-lo)

A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão. ( E por dedução, a função "çecundária" deve ser voar pelo céu. Hi hi hi!

As aves tem na boca um dente chamado bico. ( Uma verdadeira mutação darwiniana!)

A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva. ( Este tem queda para ser Ministro da Saúde )

Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos. ( Respiração sem ar deve ser um "antipleonasmo" vicioso. )

Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs. ( Ateu rezando em "catatumba" de cristão? Isto é que é aula de religião! )

Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais. ( Com uma frase dessas, muitas múmias estão se contorcendo no sarcófago.)

O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro. ( Pelo visto, essa anta não tem nervo ótico )

A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos. ( Sem comentários...)

O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes ( Viajando nas ondas da maionese )

Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas. ( exportador do "fura-fila" de São Paulo )

As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas. ( Outra que passa o dia inteiro "esclarecendo" no MSN )

Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central. ( Verdade? )

As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet. ( Ele estava referindo-se ao funk do vinil. )

A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly. ( Com os sabores de: guaraná, cola e limão )

O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar. ( Historiador da "Invasão Romana" no Espírito Santo)

A devassa da Inconfidência Mineira foi Marília de Dirceu, a amante de Tiradentes. ( Esta conseguiu um feito notável: inventou a "contra-história")

Hormônios são células sexuais dos homens masculinos. ( cujo efeito colateral faz crescer as orelhas das antas)

Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba. ( De madeira de sumaúma... )

Onde nasce o sol é o nacente , onde desce é o decente. ( E sua nota vai ser indecente.)

A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece? ( A pérola dourada do ENEM; só faltou chamar a mestra de "tia")

João cruzue - www.olharcristao.blogspot.com


.

.

A biologia antes e depois de Darwin



Caros amigos, leitores do Blog Olhar Cristão:

Ao registrar o domínio do site "www.olharcristao.com.br" há poucos meses, não pensava em fazer uma mudança tão cedo. Por razões que até agora desconheço, o acesso de qualquer URL
(blog) com extensão "blogspot.com" está sendo negado tanto pela Telemar quanto pela Telefonica; enfim, algum "firewall" ou ação judicial está "pegando". Por essa razão, sem conseguir visualizar meu trabalho, aos poucos e devagar, estou mudando o conteúdo do blog para nosso site www.olharcristao.com.br.

Mudando de assunto, gostaria de dizer que sou consciente, pelas experiências da vida, que minha alegria e paz interior dependem do equilíbrio de minhas atitudes nos dois planos da vida. O social e o espiritual. Eu não poderia passar pela vida dedicando-me somente à religião, pois tenho responsabilidades sociais. Isso seria um péssimo testemunho, afinal não sou nem estou pastor, nem vivo das ofertas do "altar". Eu preciso trabalhar para viver.

Pelo lado material, não poderia como cristão ser tão louco a ponto de tentar primeiro conquistar o mundo e deixar para depois, na velhice, o uso dos talentos que Deus me deu. Quando comecei a servir ao SENHOR fui músico. Tangi cordas de guitarras por 14 bons anos. Depois ensinei, mais a frente, tive o privilégio de cuidar de uma Igreja, por seis anos. Hoje tenho a oportunidade de exercer minha profissão, contador, em um hospital público onde tenho posso orar, todo dia, pelos médicos, enfermeiros, e principalmente pelas pessoas internadas, na UTI e na SAÚDE MENTAL. Nas horas de descanso, dedico-me a escrever.

Uma palavra
escrita aqui, na vontade do SENHOR, pode ser muito útil para quem de fato esteja precisando de conforto, ânimo e de um renovo de esperança. As bênçãos do SENHOR são para todos, e Deus é amor. Eu sei que ainda não escrevo bem, mas sempre que alguém me diz que leu uma mensagem ou viu uma foto, e por isso sentiu a presença de Deus, é o bastante para alegrar-me e molhar-me os olhos.

Eu gosto de escrever, e escrevo para ser útil.

Tenho um compromisso com o SENHOR e com os leitores que Ele me deu. Desde os tempos que editava um "pasquim" de Igreja, na Al. Barão de Limeira, no departamento da Folha Gráfica, aprendi uma importante lição: em jornalismo há um interesse constante de conseguir uma matéria inédita. O próximo jornal deve ser melhor e mais interessante que o penúltimo. Quanto a mim, já entendi que devo trabalhar com mensagens e reportagens especiais.

Tenho dificuldades com o português; ando sempre lutando com ele. Por exemplo, ultimamente tenho corrigido bastante o mau hábito de trabalhar os pronomes oblíqüos na flexão proclítica. E, não me ofenderia de maneira alguma se você ajudasse a corrigir meus "atropelos" da "língua". Os elogios são muito bons, todavia considero também uma crítica responsável como indutora à perfeição.

E assim, depois de tanto "nham nham nham", como disse-me outro dia uma leitora da Bélgica, trago uma boa nova importante.

A partir deste artigo vamos iniciar a abordagem de um assunto que interessa aos que buscam a verdade através da verdadeira ciência. Darwin, de certa forma, tem contribuído (indiretamente) mais pela ciência há dois séculos do que a religião. Explico: os monges católicos da sua época ao achar-se donos da verdade, levaram a Igreja Romana a acomodar-se. A Enganar-se com sofismas (ou prepotência...). Errou, pois deixou de atualizar seu conhecimento. Conhecer e prosseguir em conhecer, é uma frase que está na Bíblia.

A verdade absoluta sobre a concepção e essência das coisas que conhecemos ainda está por ser revelada por Deus. De tempos em tempos podemos observar a "mão" do SENHOR despertanto seu espírito de sabedoria em talentos especiais como: Copérnico, Newton, Pasteur, Einstein, Edson, Pascal, Sabin, Fleming, etc.

Darwin (1809-1882) provocou um conflito na biologia.
Com ele vieram mais naturalistas que rejeitaram a idéia de um Deus criador e anunciaram novas "verdades". A sua teoria da evolução das espécies tem foi a pedra no sapato dos religiosos nos últimos dois séculos. Foi.

Ele foi importante para a ciência, quando provocou a ira da Igreja. Tendo sido desacreditada e envergonhada em alguns pontos, teve que atualizar seu conhecimento através de novos estudos e melhor exegese. Mas os cientistas seguidores de Darwin tropeçaram na mesma pedra que os escribas católicos caíram - na presunção de achar-se os novos donos da verdade. Durante mais de um século debocharam dos conceitos bíblicos.

Em biologia, ainda há muitas verdades escondidas (essência) para ser descobertas debaixo estrutura das coisas visíveis e quânticas. O que o olho não viu nem o microscópio pôde analisar, pode ser que até a espectrometria de hoje ainda não venha a revelar. Virá à luz quando o Criador julgar que é o tempo. E, a julgar pela multiplicação do conhecimento e das ferramentas de análise dos últimos 100 anos, em mais outros cem, se a humanidade ainda estiver por aqui, toda essa tecnologia já será peça de museu.

Uma das razões por que Deus não revela grandes conhecimentos científico novos em qualquer tempo é devido à predisposição humana para a auto-destruição. Quer um exemplo? A tecnologia de fissão nuclear, já no seu segundo uso arrasou com uma cidade inteira matando diretamente 60.000 pessoas . Ontem 06.08.07, foi o 62º aniversário da queda da bomba em Hiroshima.

O século XXI vai ser um século de muita confusão para darwinistas. Sua teoria evolucionista vai ser reduzida a pó. Veja abaixo só o começo:

"Ao pesquisar a literatura científica das últimas décadas, procurando por artigos que foram publicados tentando até mesmo explicar a origem darwiniana gradual, o passo a passo de qualquer destes sistemas, você só encontrará um retumbante silêncio. Absolutamente nada! -- Nenhum cientista publicou qualquer proposição ou explicação detalhada da possível evolução de qualquer sistema bioquímico complexo. Quando a ciência não publica, ela morre." Michael J. Behe

A nanotecnologia não será a última palavra científica nem trará a última descoberta. Depois dela virá outra cátedra, e ainda mais outra. Mas os verdadeiros cientistas ainda continuarão tropeçando nas "pedras" da trilha do conhecimento deixadas de propósito pelo mesmo "YHWH".


Quanto mais perto a ciência chegar da verdade absoluta, mais razões haverá para que os cientistas de alma crítica dizerem: Grande é o Senhor dos Exércitos!

autor: João Cruzué/SP-07.08.2007


Uma breve história da Biologia

Autor da página:Marcos Vincenzi
http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/vinc/pref.html


"Na Antigüidade, as pessoas não tinham idéia de como as coisas vivas funcionavam. As primeiras pesquisas em biologia se iniciaram a olho nu. Vários livros, escritos por volta de 4000 a.C. (atribuídos a Hipócrates, o "pai da Medicina") descrevem sintomas de algumas doenças comuns, e atribuem suas causas à dieta, ou a outros problemas físicos, e não à obra divina. Apesar disso, pouco se conhecia sobre a composição dos seres vivos. Acreditava-se, então, que a matéria era composta por quatro elementos (fogo, terra, ar e água), e os corpos vivos, em geral, de quatro "humores": sangue, bile amarela, bile preta e flegma. As doenças em geral teriam origem no excesso de algum desses componentes.

Aristóteles, na Grécia, não foi somente um grande filósofo, mas também um grande biólogo, ao compreender que o conhecimento da natureza requeria observação sistemática. Desse modo, ele reconheceu um volume espantoso de ordem no mundo vivo, agrupando os animais em duas categorias gerais (com sangue e sem sangue), que correspondem por pouco às classificaçõs atuais de vertebrados e invertebrados. Mesmo sem contar com instrumentos em suas observaçõs, grande parte de seu raciocínio permanece válido até hoje.

Já Galeno, romano do século II d.C. percebeu que somente a observação cuidadosa das partes externa e interna (esta, por dissecção) de plantas e animais não seria o bastante para compreender a biologia. Ele se esforçou, por exemplo, para compreender a função dos órgãos dos animais. Mesmo sabendo que o coração bombeava sangue, Galeno não podia descobrir, só observando, que o sangue circulava e voltava ao coração. Ele então supôs que o sangue era bombeado para "irrigar" os tecidos e que novo sangue era produzido de maneira ininterrupta para reabastecer o coração. Essa idéia errônea foi ensinada por quase 1500 anos.

Somente no século XVII que William Harvey, inglês, apresentou a teoria de que o sangue flui sem cessar em uma direção, fazendo um circuito completo, e voltando para o coração. Ele calculou que, se o coração bombeia 60g de sangue por batida, a 72 batidas por minuto, em uma única hora, ele teria bombeado 240kg de sangue, ou seja, 3 vezes o peso de um homem! Já que fabricar tanto sangue em tempo tão curto seria impossível, o sangue teria que ser reutilizado. Esse raciocínio lógico, auxiliado pelos algarismos indo-arábicos, em apoio a uma atividade não observável não tinha precedentes.

O ritmo da investigação científica se acelerou na Idade Média. Muitas plantas foram descritas pelos primeiros botânicos (Bunfels, Bock, Fuchs e Valerius Cordus). Lineu ampliou o trabalho de Arist´teles, criando as categorias de classe, ordem, gênero e espécie. Uma idéia de origem comum da vida passou a ser discutida a partir de semelhanças entre os diferentes ramos da vida.

Apesar do progresso rápido, a biologia estacionou quando o olho humano já não era mais suficiente. Só no século XVII é que lentes foram reunidas em um tubo, formando o primeiro microscópio. Começava a descoberta de um novo mundo, derrubando conceitos tradicionais sobre a vida.

A teoria celular foi então formulada em princípios do século XIX, por Matthias Schleiden e Theodor Schwann. Estes concluíram que as células constituem todo o corpo de animais e plantas, e que, de certa maneira, elas são unidades individuais com vida própria. Isso ocorreu na mesma época das viagens de Darwin e da publicação de "A origem das espécies". Mesmo sem conhecer a célula, Darwin conseguiu extrair sentido de grande parte da biologia em nível acima da célula. Ele não criou a teoria da evolução, mas a defendeu sistematicamente, e ainda formulou a maneira como ela funciona - através de seleção natural atuando sobre variações.

Mesmo com a teoria celular, por razões físicas, o microscópio óptico não permitia a visualização de detalhes da estrutura da célula. Com a descoberta do életron em fins do século XIX e do microscópio eletrônico décadas depois, novas estruturas subcelulares foram descobertas, como o orifícios do núcleo, ou a membrana dupla das mitocôndrias.

Experiências em laboratório começam a desvendar alguns mistérios: a síntese de uréia (resíduo biológico) a partir de cianato de amônio (não-biológico) em 1828 por Wölher; a cristalização da hemoglobina por Hoppe-Seyler; a descoberta de que as proteínas são constituídas por aminoácidos. Este último fato chamou a atenção, e uma nova técnica - a cristalografia de raios X - foi criada para estudar a estrutura protéica.

Em 1958, Kendrew determinou a estrutura da mioglobina (uma proteína) através dessa técnica. Apesar da complexidade, esse estudo abriu caminho para Watson e Crick trabalharem com o ADN. Eles descobriram a estrutura helicoidal dupla do ADN, marcando o início da bioquímica moderna. Hoje, o uso de computadores e algumas inovações experimentais permitem estudar enzimas, proteínas e ácidos nucléicos de modo mais fácil, desvelando assim os princípios do funcionamento no nível básico da vida".

Autor da página:Marcos Vincenzi
http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/vinc/pref.html




free hit counters

Map IP Address

Powered byIP2Location.com


.

O Padre Christian Von Vernich

julgamento do capelão argentino
pedido de prisão perpétua

1 . Por Victoria Ginzberg

“El sacerdote Christian Von Wernich nos visitó y nos dijo que no debíamos odiar. A pesar del miedo que teníamos no pude aguantar y le dije que difícilmente se podía sentir amor si cinco personas lo estaban torturando. Contestó que nosotros debíamos pagar por lo que habíamos hecho, que debíamos pagar con torturas, con muertes o con lo que fuera necesario porque éramos culpables.

Héctor Baratti le preguntó qué tenía que pagar su hija, que tenía días. El sacerdote le respondió que su hija pagaba por lo que habían hecho sus padres.” El relato lo hizo Luis Velasco ante la Cámara Federal de La Plata. El hombre, que estuvo secuestrado en la Comisaría quinta de esa ciudad, será uno de los más de 120 testigos previstos en el juicio contra el capellán de Ramón Camps que comenzará hoy. Este proceso oral y público será el tercero contra un represor de la última dictadura después de la anulación de las leyes de Punto Final y Obediencia Debida y expondrá la complicidad y apoyo que la conducción eclesiástica dio al terrorismo de Estado.

Von Wernich será juzgado por los jueces Carlos Rozanski, Norberto Lorenzo y Horacio Isaurralde, del Tribunal Oral Federal N° 1 de La Plata. Son los mismos magistrados que el año pasado condenaron a reclusión perpetua al ex director de investigaciones de la Policía Bonaerense Miguel Osvaldo Etchecolatz. El cura está acusado de haber participado en siete homicidios y 41 casos de privaciones ilegales de la libertad y torturas.

El proceso comenzará con la lectura de la acusación de la fiscalía. Luego, Von Wernich será interrogado por el tribunal, aunque tiene derecho a no declarar. Durante la etapa de instrucción, el represor optó por hablar.

A pesar de que dio una versión distorsionada de los hechos, aceptó haber estado en los centros clandestinos de Camps y haber visto a personas que estaban desaparecidas. Claro que, según su declaración, esos lugares eran “comisarías con bandera, escudo, personal uniformado” que él “debía visitar como capellán para dar charlas al personal policial” y donde “aprovechaba siempre para saludar y ver a los que estaban detenidos en el lugar”.

Agregó que en la comisaría de Don Bosco (el centro clandestino Puesto Vasco) “se encontraba con gente conocida” como Jacobo Timerman, director del diario La Opinión, Osvaldo Papaleo, secretario de prensa de Isabel Perón y el ex juez Julio César Miralles. Von Wernich señaló que “volvió varias veces a verlos” y que avisaba con tiempo porque organizaban “algo así como un asado para que pudieran almorzar juntos” y que “después se armaban partidos de truco” y que “el clima era muy bueno”.

Los detenidos que lograron salir con vida de esos sitios relataron otros hechos. Papaleo, por ejemplo, aseguró que durante su cautiverio “lo hicieron desnudar, lo ataron a un elástico que estaba en el piso en forma horizontal y le aplicaron shocks eléctricos, primero en forma más leve, en la planta de los pies, los muslos y el pecho, a la vez que lo golpeaban con los pies en la cabeza”. Agregó que luego “se intensificó el tormento que se extendió a las encías y los genitales”. Los sobrevivientes coincidieron además en que con Timerman “había un ensañamiento especial por su condición de judío”.

Papaleo y Miralles están en la lista de testigos. En representación de Timerman –fallecido en 1999– estarán sus hijos, entre ellos Héctor, actual cónsul en Nueva York. El Premio Nobel de la Paz, Adolfo Pérez Esquivel, el obispo Miguel Hesayne y la ex ministra Graciela Fernández Meijide también serán convocados.

“Voy a dar mi testimonio como hombre comprometido desde la fe. El Evangelio nunca justifica la muerte para salvar el alma”, dijo ayer Pérez Esquivel al recordar que el ex marino Adolfo Scilingo le dijo que Von Wernich bendecía a quienes arrojaban los cuerpos de los desaparecidos al mar.

El sacerdote católico Rubén Capitanio, párroco de la ciudad neuquina de Centenario, también declarará en el juicio. “Hay demasiadas pruebas de que ha sido culpable de delitos extremadamente graves, como la tortura, las violaciones, las vejaciones a personas y la complicidad en asesinatos”, expresó Capitanio. El sacerdote señaló que “la actuación del padre Von Wernich no era la única posibilidad de ser sacerdote ante el drama de los desaparecidos y los secuestrados” y consideró insuficiente el “pedido de perdón solemne” de la Iglesia Católica en el Congreso Eucarístico Nacional.

“Este testimonio me permite asumir con dolor y con vergüenza la actuación de un miembro de la Iglesia de manera tan terrible, y a la vez poder estar del lado de las víctimas, poder declarar en nombre de las víctimas”, agregó.

Durante el juicio se ventilará la participación de Von Wernich en crímenes cometidos en cinco centros clandestinos: Puesto Vasco, Coti Martínez, en San Isidro; la Brigada de Investigaciones de Quilmes, el destacamento policial de Arana y la comisaría quinta de La Plata. Está previsto la declaración de alrededor de 70 sobrevivientes y la realización de inspecciones oculares a esos sitios.

La agrupación Justicia Ya!, querellante en el caso, señaló que, “en este juicio, nos proponemos mostrar que Von Wernich fue una pieza clave de ese genocidio. Es decir, que los delitos que cometió no fueron perpetrados en forma aislada, fragmentariamente, sino que se trató de una acción planificada de manera coordinada, en función de la represión ilegal implementada por la dictadura”.fonte:

fonte:
foro.larveando.com.ar



Madres de Plaza del Mayo


2 . Jornal La Nacion - Argentina


"El juicio contra el ex capellán de la policía bonaerense Christian Von Wernich, acusado de delitos de lesa humanidad cometidos durante la última dictadura, entra en su fase final.

Durante la extensa jornada de alegatos que se desarrolló hoy ante el Tribunal Oral Federal de La Plata, las querellas y la fiscalía pidieron, con distintos matices jurídicos, la prisión y reclusión perpetua del primer sacerdote de la iglesia católica juzgado oral y públicamente por delitos de lesa humanidad.

Mañana, será el turno del alegato de la defensa y la última posibilidad que tiene Von Wernich de hablar ante el Tribunal que tiene previsto dar a conocer el veredicto tras la finalización de esa audiencia.

La fiscalía dio por probado que el ex capellán de la policía bonaerense "es culpable de la comisión de delitos de altísima criminalidad", en un extenso alegato que se extendió por casi tres horas.

A su turno, el fiscal Carlos Dulau Dumm dio por probada esta noche la participación del sacerdote en centros clandestinos de detención: "Queda claro que Von Wernich no realizaba una función pastoral, sino que cumplía un rol dinámico y era un interrogador habitual en los centros clandestinos de detención", sostuvo.

En casi tres horas de alegato, la fiscalía general pidió la pena de reclusión perpetua para Von Wernich por seis homicidios triplemente calificados, 31 casos de tortura y 42 privaciones ilegales de la libertad.

El desestimiento de la fiscalía de acusar a Von Wernich del asesinato de María del Carmen Morettini, una ex detenida desaparecida, generó la reacción de un integrante del público lo que obligó al Tribunal a desalojar la sala y que continúe la audiencia sólo con familiares de las víctimas de los homicidios.

Qué dijo la querella. Ante el tribunal oral federal platense que preside el juez Carlos Rozanski, la querella, dividida en varias partes pidió esta tarde que el cura sea condenado a reclusión perpetua y que en la sentencia en su contra se incluya la figura de "genocidio".

Perpetua. Antes, el pedido de la querella que patrocina a la familia del periodista Jacobo Timerman, a través del abogado Alejo Ramos Padilla, había sido de reclusión perpetua.

Por su parte, las seis abogadas que integran el colectivo "Justicia Ya" marcaron una diferencia y pidieron un cambio de calificación para que se impute el delito de genocidio.

Fundamento. "El genocidio tiene una preparación, un desarrollo y una justificación posterior. Todo el que participa de cualquiera de esas etapas es cómplice", argumentó Verónica Boggiano ante el tribunal.

Enseguida señaló la "Impunidad y alevosía con la que [Von Wernich] se movia en los centros clandestinos de detención" que funcionaron durante la dictadura.

También aludió a la "relación" entre la Iglesia y el poder político durante la dictadura y aseguró que con su "discurso de protección de la moral occidental y cristiana le dio marco al genocidio", en su pedido de que el fallo contra Von Wernich contenga la figura de genocidio, tal como ocurrió en la condena contra el represor Miguel Etchecolatz.

En este contexto, pidió que la carátula de acusación contra Von Wernich se modifique: que deje de ser como "partícipe" y se convierta en "autor" de los siete homicidios que se le imputan.

Otros delitos. Además de siete homicidios, a Von Wernich, que es el primer miembro de la Iglesia que enfrenta un juicio por los crímenes cometidos durante la dictadura a partir de la reapertura de causas que permitió la anulación de las leyes de obediencia debida y punto final, está imputado por 32 casos de torturas y 41 privaciones ilegítimas de la libertad.

Sotana con sangre. Ramos Padilla, por su parte, aseguró: "Von Wernich no tenía escrúpulos y usaba su investidura de sacerdote para colaborar con la dictadura. Era parte del grupo itinerante que recorría los centros clandestinos de de detención. Era parte de la tortura. Con su sotana manchada de sangre justificaba a los que torturaban y cometían delitos de lesa humanidad incitando sus prácticas y reiteración".

En coincidencia con Boggiano pidió que el sacerdote sea condenado como "coautor" de los delitos que se le imputan. "Tomó parte en la ejecución del plan sistemático de exterminio puesto en marcha durante la dictadura", señaló.

Además, señaló agravantes de la conducta del cura. "Su condición de sacerdote de la Iglesia Católica, que arengó y justificó la tortura, defraudó a la sociedad que confiaba en un sacerdote y extendió el daño causado a la censura a la prensa con el fin de mantener en la clandestinidad la violación a los derechos humanos", especificó.

Contra el arresto domiciliario. El abogado pidió además al tribunal que, de condenar al sacerdote, no le otorgue el arresto domiciliario, atento a que, dentro de siete meses, el cumplirá 70 años por lo que estará en condiciones de solicitar ese beneficio.

López, presente. Otras tres abogadas adhirieron al cambio de calificación y un momento emotivo lo protagonizó la abogada Guadalupe Godoy, quien debió interrumpir su alegato al quebrarse cuando recordó a Jorge Julio López, el testigo clave del juicio contra Etchecolatz.

"En esta sala hay una silla vacía, la de López. Pero está llena de certezas: no lograron el objetivo de atemorizar a los testigos, ningún testigo se negó a declarar. López es certeza de la necesidad de los pueblos de poner fin a la impunidad", dijo la mujer entre sollozos.

Impasible. Von Wernich siguió la audiencia, que continuó con la exposición del fiscal Carlos Dalau Dumm en la sala de audiencias, sentado detrás de un vidrio y protegido con un chaleco antibalas. Impasible, hizo algunas anotaciones con los anteojos de leer montados en su nariz y observó sin inmutarse el desarrollo de la primera jornada de alegatos.

También siguieron el debate, sentadas en las primeras filas de la sala varias madres y abuelas de Plaza de Mayo.

Tercer proceso. El juicio en contra de Von Wernich empezó el 5 de julio pasado. En 17 audiencias pasaron por el estrado más de 50 testigos, entre ellos tres miembros de la Iglesia. Von Wernich se negó a declarar el día que comenzó el proceso y en cambio pidió la palabra hace poco más de un mes para intentar desautorizar las palabras de un testigo.

La sentencia en su contra será la tercera contra un acusado de delitos de lesa humanidad. El año pasado fueron condenados a reclusión perpetua el director de Investigaciones de la bonaerense Etchecolatz y a 25 años de prisión el ex integrante de la policía federal Julio Simón, alias "El Turco".

López, en tanto, está desaparecido desde el 18 de septiembre del año pasado, el día en que se leyeron los alegatos en el juicio contra Etchecolatz. El testigo tenía previsto estar en la sala de audiencias para escuchar los descargos, pero nunca llegó". Fonte: La Nacion: prisão perpétua


Comentário: o povo argentino está profundamente magoado com o posicionamento da Igreja Católica ao lado dos ditadores que torturaram, mataram e desapareceram com 30 mil pessoas. Ele está cobrando a comunhão (hóstia) que a Igreja dava regularmente aos militares torturadores, e também querem saber por qual motivo esta Igreja não excomungou este padre torturador e assassino, julgado e sentenciado à prisão perpétua no dia de hoje.


João Cruzué - cruzue@gmail.com

.

Hoje é o dia do Rádio

modelos antigos e o famoso "Semp Capelinha"
por joao cruzue

Em 07 de setembro de 1922, ao som Hino Nacional Brasileiro, e com a particiação do Presidente da Nação, ecoaram no horizonte do Brasil as primeiras ondas do rádio. No ano seguinte, em 20 de abril de 1923, o Professor Edgar Roquete Pinto fundava a primeira emissora brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, prefixo PRA-A. Em homenagem ao seu patrono, o Dia do Rádio passou a ser comemorado na data de seu aniversário, 25 de setembro.

Em São Paulo, a primeira emissora foi a EDUCADORA PAULISTA fundada em 1924, e em Belo Horizonte, a RÁDIO MINEIRA, fundada em 30 de maio de 1936; hoje, fora do ar. Mas, a primeira transmissão do Rádio aconteceu no dia 07 de setembro de 1922, durante a exposição comemorativa do Centenário da Independência.

O discurso do então Presidente da República, Epitácio pessoa, além de ser ouvido no recinto da exposição, chegou também em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças à instalação de uma retransmissora no Corcovado e de aparelhos de recepção nesses locais. Hoje são milhares de rádios espalhadas pelo país, levando alegria , entretenimento e informação para um Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu grande companheiro.

Em 1863, em Cambridge, Inglaterra, o professor de física experimental, James Clerk MAXWELL, demonstrou por deduções matemáticas, sem nenhuma experiência prática, que as ondas eletromagnéticas deviam existir. Partindo dessa primeira teoria, o físico Henrich Rudolf HERTZ (22/02/1853 a 01/01/1894) dedicou muitos anos de estudos e pesquisas em seu laboratório na Alemanha.

Em 1887, HERTZ detectou, pela primeira vez, ondas de rádio - que são chamadas de "ondas hertzianas". Aí estava o ponto de partida para uma série de experiências, realizadas por vários cientistas, que culminaram posteriormente na invenção definitiva do rádio - transmitindo e recebendo mensagens.

A história credita ao físico italiano, de Bolonha, Guilherme Marconi a invenção do rádio. Embora muitos tivessem colaborado para essa invenção, em 1896, Marconi registrou o primeiro transmissor de sinais, sem vio, à distância.

Mas desde 1890, o Pe. Roberto Landell de Moura (nascido em Porto Alegre), já realizava as primeiras experiências nas transmissões de sinais de telegrafia e de voz à distância e sem fios, tendo êxito em 1893, ao transmitir notas musicais a longa distância, sem fios.

A descoberta de Marconi apenas tornou-se eficiente quando, em 1904, John Fleming inventou a válvula eletrônica. Inicialmente como retificadora e, dpois, como amplificadora dos sinais elétricos. A partir daí as coisas começaram a acontecer com uma rapidez incrível.

Em 1906, De Forest e Fessendem, em Boston, Massachusetts-EUA, conseguem transmitir acordes de violino e vozes humanas numa noite de Natal. Em 1908, eles repetem a experiência ao transmitir da Torre Eiffel, em Paris - França. Em 1910, conseguem transmitir um evento diretamente do teatro da Ópera de Nova Iorque. E, em 1916, o rádio já existia e passava a transmitir o primeiro noticioso com os resultados da eleição para a presidência dos Estados Unidos.

Em fevereiro de 1962, quando estava com seis anos, meu pai comprou para uso da família nossor primeiro e único rádio um Semp modelo capelinha, que durou uma "eternidade". Muito tempo depois, já em plena era da televisão, dei de presente mara minha mãe um aparelho "Transglobe Philco" famoso receptor que possui faixas de ondas desde FM até a onda curta de 13 metros. Ótimo companheiro para ouvir o mundo, à noite, até que o sono chegue. Em matéria de velocidade de informação e conteúdo, na Capital de São Paulo, antes de ir para o trabalho muita gente são ouvintes assíduos da Jovem Pan, Eldorado, CBN e Rádio Bandeirantes. Nos anos 70, em plena ditatura, Vicente Leporace fazia o famoso programa " O Trabuco" na Rádio Bandeirantes-AM, que "apimentava" as costas dos militares. Támbém lembro-me bem, na mesma época, da voz rouca e do Missionário Manuel de Melo em seu programa na antiga Rádio Tupi, onde hoje fica a freqüência da Jovem Pan. Eu era solteiro na época, e no sábado pela manhã enquanto lavava minhas camisas ( isso mesmo) ouvia os comentários do missionário.

Nos meios pentecostais, em 1956, o missionário norte-americano Nills Lawrence Olson, criou no Brasil o programa "A Voz das Assembléias de Deus" transmitido por diversas emissoras de rádio durante 34 anos alcançando milhares de ouvintes.

Mas a doutrina da Igreja Evangélica Assembléia de Deus estigmatizava o rádio naquela época. Muitas pessoas foram disciplinadas ou excluídas da comunhão, pela compra e uso do aparelho. Por isso coube ao Missionário David Martins Miranda, da Igreja Pentecostal Deus é Amor, o pioneirismo em investir pesadamente na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo através das ondas do Rádio no Brasil através do programa - A Voz da Libertação.

Antes de partir definitivamente para o uso da Tv o Bispo Edir Macedo também usou o Rádio para alavancar o potencial evangelizador da Igreja Universal.

Hoje, dia 25 de setembro de 2007 , o rádio está completando 85 anos de difusão do Brasil, e está longe de ficar aposentado.


autor João Cruzué



.

Exame do be-a-bá


O estudante da 2ª série do ensino fundamental vai fazer "exame do be-a-bá*" em SP.

A partir de 2008 , os alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede estadual paulista vão passar por exame específico ( exame do be-a-bá) em agosto, e quem ainda não souber ler nem escrever ficará de recuperação durante o segundo semestre.

Apenas serão reprovados no final do ano os estudantes que, mesmo depois do reforço, não tiverem sido totalmente alfabetizados. A medida foi anunciada ontem pela secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

"Estamos planejando uma avaliação unificada feita por algum órgão externo e aplicada para todos os estudantes do segundo ano", disse. "A partir do desempenho de cada aluno, identificaremos as dificuldades e, quem precisar, começará a recuperação imediatamente. Assim, no fim do ano, pouquíssimos ficarão retidos."

A rede estadual paulista, que antes se dividia em dois ciclos (de primeira a quarta e de quinta a oitava séries), terá três ciclos a partir de 2008. O primeiro ciclo englobará a primeira e segunda séries, o segundo a terceira e quarta e o último ciclo da quinta a oitava séries. Ao fim de cada um deles, quem não alcançar média cinco em todas as disciplinas repetirá de ano.

A Secretaria ainda estuda de que forma será essa recuperação. "O ideal seria que ocorresse fora do horário de aula, mas temos de pensar no planejamento, que envolve da merenda até o horário em que os pais podem buscar as crianças", disse a secretária.

A nova recuperação e a divisão do ensino fundamental em mais um ciclo fazem parte de uma série de novidades. Dia 25/09/2007, o governador José Serra (PSDB) participou de um evento com a secretária para oficializar a volta do boletim, que será impresso e entregue pelos alunos para os responsáveis assinarem.

Há mais de 20 anos a obrigatoriedade do boletim havia sido extinta. A partir de outubro, os pais receberão as notas bimestrais, que foram unificadas: serão de zero a dez, sem casas decimais. Os conceitos de A até E, adotados por algumas escolas, não existirão mais.

A secretária também afirmou que, a partir de 2008, alunos do ensino médio poderão optar por cursos profissionalizantes, como gestão de microempresas e comércio e turismo, ministrados com a Fundação Paula Souza.

"Teremos condições de oferecer, para 20% dos estudantes, os cursos profissionalizantes. Quem estiver interessado terá mais duas horas de aulas diárias no terceiro ano e, ao fim do programa, receberá o certificado", afirmou a secretária. Os cursos serão optativos.

* definação de nossa autoria

Fonte - Folha de São Paulo



.

Um baiano com atitude

recepção de lavrador pobre no Planalto

Por João Cruzué, para o blog Olhar Cristão

O lavrador Ângelo de Jesus, 31 anos, saiu de Pindobaçu-Bahia com o objetivo de falar com o Presidente, em Brasília. Viajou 1500km, sem dinheiro, e depois de quatro dias sem comer entrou no Palácio do Planalto, exigindo falar com o Presidente Lula.

Estava desesperado, com fome, endividado, doente calçado com uma chinela de dedos. Toda imprensa amenizou o que de fato houve no Planalto. Na realidade o Sr. Ângelo foi arrastado como um bandido, e atirado na rua como a um bêbado. Ao ver as imagens da truculência, fiquei impressionado.

Mas ele deu o seu recado e toda nação soube da sua angústia.

Lembrei-me do cego Bartimeu, gritando por Jesus " Jesus, filho de Davi, tem de misericórdia de mim! A multidão mandava que cala-se a boca. Mas ele insistia e clamava ainda mais alto. Jesus parou e mandou buscá-lo.

Não sei se o lavrador Ângelo de Jesus conseguiu alguma coisa do Planalto, além de uns esparadrapos no braço, mas que a atitude do baiano foi bíblica e digna, isso foi. Ele mudou a inércia e escreveu uma história digna para contar a seus filhos. Baiano 10, pernanbucano zero!

Neste tempo de estatíscas que satisfazem a qualquer propaganda, as cidades do interior brasileiro está com seu comércio falido, as pessoas endividadas, o emprego escasso e não perspectiva de solução à vista. Por outro lado, os Bancos estão nadando em juros, a corrupção derrubou o Senado, e para fechar com "chave de ouro" - um terço do preço da cesta-básica são tributos.

"Eu não vou falar. Eu não vou falar. Eu não vou falar - vou falar!"

Quem deveria sair do Planalto arrastado e jogado no meio da rua não é gente honesta , desesperada e trabalhadora como o Sr. Ângelo. Se o Presidente pudesse usar da mesma coragem daquele baiano, cuidaria para que fosse jodado no pó da rua, muita gente corrupta, os verdadeiros sanguessugas do povo brasileiro. Falei!

Vamos orar e agir gente, pois asim podemos melhorar este país

por João Batista Cruzué - www.olharcristao.com.br


.

Notícias de Moçambique

Mercado central de Maputo


Jornal "Canal de Moçambique".
Por Celso Manguana

Maputo – O chefe do Departamento de Educação Pública do (GPCD-CM- Gabinete de Prevenção e Combate a Droga da Cidade de Maputo), António dos Santos Vaz, disse ao «Canal de Moçambique» que “a principal deficiência do nosso trabalho é a ausência de um centro de recuperação de toxico-dependentes que seja propriedade do Estado”.

Segundo este interlocutor, “os níveis de consumo de droga, particularmente na cidade de Maputo, já exigem a criação de um centro de recuperação de toxico-dependentes que do próprio Estado”.

Serve de referência dizer que os centros de recuperação de toxicodependentes que funcionam, particularmente na cidade capital, são, grosso modo, propriedade de instituições de carácter religioso. A título de exemplo, o "GPCD-CM', na prossecução dos seus objectivos, trabalha com o Centro de Recuperação de Toxico-dependentes da Catembe – "Vida Nova", e com o "Projecto Café Convívio", ambos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Também a colaborar com o "GPCD-CM na recuperação de toxicodependentes, está a "Juventude da Cruz Azul" da Igreja Presbeteriana de Moçambique.

por Celso Manguana - Jornal Canal de Moçambique.
http://www.canalmoz.com

blog olhar cristao - cruzue@gmail.com


Concessões de Rádio e TV - 2007


Informações úteis.
do Ministério das Comunicações
Vencimento e renovação de outorgas de
28 concessões de canais de Tv
80 concessões de Rádios FM
73 concessões de Rádios Am
link: http://concessoes.blogspot.com.


por João Cruzué - cruzue@gmail.com


.

The book is on the table

Presidente Lula abrindo a 62ª conferência da ONU
em Nova York em setembro de 2007.


Presidente Lula abrindo a 61ª conferência da ONU
em Nova York em setembro de 2006.



E assim tem sido, desde 1948. Há 59 anos, cabe ao Brasil o discurso de abertura deste evento mundial.


João Cruzue - www.olharcristao.com.br

.

Um suicídio a cada 30 segundos

Uma pessoa se suicida a cada 30 segundos no mundo

Cerca de 3.000 pessoas se suicidam por dia no mundo, uma a cada 30 segundos, alertou nesta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) por ocasião do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Para cada pessoa que acaba com a própria vida, pelo menos 20 outras fracassam em sua tentativa. A organização assinalou que o trauma emocional que causa um suicídio no meio da família ou dos amigos do suicida, seja fracassado ou concretizado, pode durar vários anos.

"A porcentagem de suicídios aumentou de 60% no mundo durante os últimos 50 anos e o aumento mais forte foi registrado nos países em desenvolvimento", acrescentou a organização.

O suicídio é atualmente a terceira causa de mortalidade entre os 15 e os 34 anos, se bem que a maioria dos suicídios é cometido por adultos.

A OMS também também destacou como cada vez um número maior de idosos acabam com suas vidas.

Para lutar contra o suicídio e colocar em andamento estratégias de prevenção é importante, segundo a OMS, acabar com os tabus e abordar o tema abertamente.

"É preciso que o suicídio não seja considerado um tabu ou o resultado de crise pessoais ou sociais, e sim um indicador de saúde que evidencia os riscos psicossociais, culturais e meio ambientais suscetíveis de prevenção", afirma a OMS.

Uma palavra de esperança aqui: cinco minutos para sonhar.


Fonte: yahoo.com.br

.

O sorriso do jacaré

de quem estará o senador rindo-se?
Lula Marques/Folha Imagem
por João Cruzué

Foram 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação do mandato, e seis senadores lavaram as mãos. Este foi o resultado da votação do Senado Federal absolvendo Renan Calheiros, hoje, quarta-feira, 12/09/2007. Sinto-me envergonhado de tão pouca moral dentro de uma instituição que deveria ser séria. A visão que o "senado" passou-me foi de uma casa que tem o mais profundo desprezo por tudo que é honesto, para economizar nas palavras e não falar tudo que penso.

O senador Renan envolveu na questão até uma imagem católica de uma Nossa Senhora, de quem deve ser devoto.

Aquela frase terrível nunca foi tão atual: "O Brasil não é um país sério."


por joão cruzué


.






Eliseu Antonio Gomes

Caro João Cruzue

Estamos sós! Não somos representados no Senado! A classe de senadores, a grande maioria dela, está legislando em causa própria, quando deveria ser em prol da causa pública.

Agora, Renan e companhia, devem estar rindo dos eleitores e nos chamando de idiotas. E dizem isso, em parte com razão, porque muitos eleitores votarão nos mesmos, para que continuem no Senado votando só em favor deles mesmos.

Estou indignado!


Uscia
Eh Joao... Eh uma vergonha esse nosso pais!
40 senadores, q sao do mesmo saco q Renan. Mas agora, nao adianta chorar o leite derramado. Eu mandei email pra todos eles, vamos pra proxima luta. E tentar pelo menos neh?

Record News - Canal 42

Presidente Lula e Bispo Edir Macedo
João Cruzué

Com as presenças do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Governador de São Paulo, José Serra, do Prefeito da Cidade de São Paulo, Sr Gilberto Kassab, do Presidente da Câmara Federal dos Deputadods, Arlindo Chinaglia outras autoridades, o Bispo Edir Macedo, Líder da Igreja Universal, solenemente anunciou ma cerimônia o lançamento do novo canal aberto de nóticias Record News

O que disse a imprensa:

"Nós fomos injustiçados por muitos anos por um grupo de comunicação que tinha e e mantém o monopólio da notícia no Brasil. Daí nosso desejo de dar um fim a esse monopólio", afirmou Macedo, em uma referência indireta à emissora carioca, justificando o motivo da criação do "primeiro canal exclusivo de notícias 24 horas da TV aberta".

No início
da cerimônia, o apresentador Celso Freitas lembrou a história da Record, que tem 54 anos e em 1989 esteve à beira da falência. Ele citou que a emissora é a segunda mais assistida do Brasil e que está a caminho da liderança. Em seguida, o Bispo Macedo fez seu discurso, agradeceu a presença das autoridades e citou o objetivo do Record News de levar informação de qualidade, de graça.

Serra foi o segundo a discursar, parabenizando a excelente iniciativa, que amplia em muito a diversidade de opiniões e multiplicidade de enfoques. Lula falou em seguida e disse que a estréia do canal contribui para a maior democratização da comunicação no país.

Por volta das 20h10, Macedo e Lula acionaram o botão que deu início oficial às transmissões do canal, que ocupa o lugar da Rede Mulher, transmitida em São Paulo no 42 UHF".

fonte: Folha de São Paulo

www.olharcristao.blogspot.com


.

Um chip espião no seu carro


Por João Cruzué

Está previsto para maio de 2008 o implemento da Resolução 212 do CONTRAN na Capital de São Paulo. A implantação, dizem, será "gratuita" e consite da colocação de um chip eletrônico no pára-brisas, com o "nobre" objetivo de garantir a segurança contra roubo do seu veículo, e por tabela, aumentar a fiscalização (multas) de trânsito.

O Chip armazenará os dados do seu carro incluindo situação tributária - IPVA, multas - e licenciamento. Veículos irregulares serão identificados ao passar por antenas espalhadas pela cidade e apreendidos em bloqueios-surpresa.

Trocando em miúdos, o Estado vai bater diretamente na porta da sua casa através do carteiro levando "boas" novas que serão sentidas diretamente pelo seu bolso. O olho do "big-brother" orwelliano estará lhe multando e dedurando de forma "on-line."

Por outro lado, posso imaginar o festival de engenhocas que estarão disponíveis para dar o troco na ganância do prefeito paulistano e de outros seguidores. Também gostaria de saber se vão enviar a polícia militar para proteger motoristas à noite pelos cruzamentos da cidade. Os ladrões, assaltantes e clonadores vão fazer uma tremenda farra às custas dos contribuintes. O trânsito, que é bom, não melhora.

Acho que nem Cuba, nem a antiga União Soviética chegaram a implantar um tal controle assim. Pelo jeito daqui a alguns anos, teremos que andar a pé. Isso se algum burocrata não baixar uma resolução obrigando o uso de um chip "666" na sola do sapato.

Na eleição de 2008, não deixe isso barato.


por João Cruzué
cruzue@gmail.com


.