quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Feriados da China

Duan Wu em Hong Kong

A China tem dois longos feriados nacionais desde 1.999. O primeiro, de 01 a 07 de maio, cujo primeiro dia coincide com o Dia do Trabalho e no dia 04 comemora-se o Dia da Juventude. O segundo feriado prolongado, de 01 a 07 de outubro, comemora-se algo paraceido com nossa Semana da Pátria, sendo que o dia 1º de outubro é o Dia da Nacional. O governo chinês instituiu estas duas semanas de feriados prolongados com o propósito de promover o turismo interno, o que tem acontecido, pois durante elas, milhões de famílias aproveitam para viajar.

Além dos grandes feriados, existem feriados e dias de festividades específicos. O Dia da Mulher, coincide com o nosso 08 de março. Já o Dia da árvore ( Dia da Plantação) é comemorado em 14 de março. A maior festividade chinesa é o Festival da Primavera que é comemorado no primeiro dia do ano chinês, cuja data não é fixa como em nosso calendário ocidental.

Tem o Festival de Duan Wu, (Dragon Boat) o mais famoso da China, que acontece há mais de 2000 anos. O personagem lendário é o poeta Chu Yuan. Conta-se que ele deu conselhos para o rei de sua época dizendo que o aumento da corrupção levaria o país a ser conquistado. Não sendo ouvido, tentou um recurso desesperado atirando-se nas águas do Rio Miluo onde morreu afogado. Por isso, nesta data, que acontece no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar chinês, organizam-se competições em longos barcos a remo enfeitados, que carregam grandes tambores que rufam como trovões, enquanto bolinhos de arroz cozido são jogados nas águas para que os peixes se alimentem deles e deixem de comer o corpo do poeta.

O Dia da Criança é comemora-se em 1º de junho. E, em 1º de julho é celebrado o Dia do estabelecimento do Partido Comunista Chinês.

Autor: João Cruzué
colaborador: M. Kaishuan - Wuhan - China

.

Nenhum comentário: