sábado, 25 de agosto de 2007

Globo esperança


Caros irmãos,

Ano passado, foi muito veiculado através de "e-mails," um assunto muito interessante envolvendo a Tv Globo e o evento "Criança Esperança. Neles, dizia-se que todo dinheiro da arrecadação era depositado em conta das "organizações globo" - que por sua vez repassava seu valor diretamente às contas da UNESCO. Até aí nada de mais.

O detalhe era que, ao fazer o depósito "direto", sacando de sua conta bancária, a Globo, na verdade era a doadora nominal do "din din". Com isso abatia o total do valor repassado na sua da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Enfatizavam os "e-mails".

O caso deve ter produzido um estrago maior do que se esperava, a ponto de um desmentido oficial ter sido divulgado durante o Jornal Nacional - o que presenciamos. Na boa tradição brasileira reza que, e isso não sou eu quem diz, quando alguém vem a público fazer um desmentido, siginifica que no fundo a coisa deve ser verdadeira.

Agora neste mês de agosto, a mesma Tv está fazendo uma publicidade - "politicamente correta, solicitando doações e enfatizando que "O dinheiro, que você doar, vai ser depositado diretamente na conta bancária da UNESCO".

Uma pergunta indiscreta: depositado diretamente por quem?

Em nosso português dessa frase cabe o "jeitinho" em duas interpretações. Vamos, então analisar. A primeira interpetação: o dinheiro doado por mim vai ser depositado diretamente na conta bancária da UNESCO. A segunda interpretação possível: depois de reunir todo o "din din" a patrocinadora vai depositá-lo "diretamente" na conta da UNESCO. Não está claro quem será o agente do depósito.

A opção da interpretação fica por sua conta.

Uma simples sugestão ao povo cristão. Na Bíblia está escrito que se você fizer sua doação ( não gosto do termo esmola ) e quiser ser recompensado por Deus, não poderá fazer publicidade do seu ato. Isto chama-se hipocrisia. Da mesma forma, quando você entrega sua doação a uma instituição que faz da propaganda seu principal meio para atingir os fins - apesar de participar indiretamente você também participa da mesma hipocrisia.

Não se deixe enganar. Por outro lado, não seja tão mesquinho diante da realidade que o cerca, pois a mesquinhez é pior que hipocrisia. Pode ser quea na sua comunidade existam crianças que não tenham nem um calçado para ir à escola, vão de pezinho no chão. Seria uma falta de inteligência muito grande fazer sua doação para um lugar muito distante e desconsiderar a realidade do seu próximo. Ainda mais porque tal rede de Tv tem por costume fazer cortezia com o "chapéu" dos outros e sempre foi preconceituosa com os evangélicos.

Podemos usar nossa inteligência para organizar, nós mesmos, programas de desenvolvimento social em benefício das crianças de nossa comunidade, com o devido cuidado, de não usar as trombetas da hipocrisia.

Contudo, cada um é livre para decidir o que fazer com seu próprio dinheiro.

João Cruzué - cruzue@gmail.com
.

Nenhum comentário: