sábado, 25 de agosto de 2007

Brinquedos que podem matar

Mattel - problema com brinquedos tóxicos

Reportagem de João Cruzué para o Blog Olhar Cristão.

Sabe aquele brinquedo lindo que você comprou para seu filho no Shopping ou naquela Casa chique de brinquedos? Ele pode ter sido pintado com tinta chinesa à base de chumbo. Por motivo de segurança você evitou o camelô , mas você sabia que o perigo maior vem das grandes fábricas mundias de brinquedos que, por uma questão de lucro a qualquer custo, estão encomendando ou montando seus brinquedos de fábricas na China? Basta que uma criança coloque um brinquedo desses na boca para que seja envenenada.

Para ver a gravidade do problema, leia a matéria divulgada recentemente nos jornais :

Folha de São Paulo - 14.08.2007

"A Mattel [dona da Barbie] anunciou nesta terça-feira mais um recall, agora de 21,8 milhões de brinquedos com ímãs no mundo, incluindo cerca de 850 mil unidades comercializadas no Brasil. Os itens vendidos no país e afetados pelo recall são todos os produtos da linha Polly com acessórios imantados, a pá do conjunto Barbie e Tanner e figuras magnéticas do Batman.

O site da empresa em inglês disponibiliza as imagens de todos os brinquedos. Os pontos de vendas no Brasil estão sendo notificados para que suspendam a comercialização e que retornem os produtos à Mattel.
divulgação
brinquedo da linha de bonecas Polly Pocket

O recall anunciado hoje será promovido devido à possibilidade de descolamento dos pequenos ímãs contidos nas peças desses produtos que podem ser ingeridos ou inalados por crianças, causando lesões graves.

No início do mês, a empresa já havia feito um recall de quase um milhão de brinquedos com tinta tóxica da americana Fisher-Price, produzidos pela fábrica chinesa Lee Der Industrial, cujo diretor se matou no último sábado.

Para atender os consumidores, a Mattel colocou à disposição o telefone 0800-77-01207 e o e-mail recall.brasil@mattel.com, além do site da boneca. A ligação é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 15h. Ao entrar em contato com a empresa, o consumidor será informado quais produtos, exatamente, estão no recall.
divulgação
bastão de linha da Barbie é perigoso

A companhia diz que já comunicou o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), Procons em cada Estado e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para garantir a efetividade da ação. Também publicará anúncios em revistas e jornais e veiculará informes em rede nacional de TV.

"Neste momento, nosso maior compromisso é com a segurança dos pequenos consumidores e, por isso, não vamos medir esforços para garantir a eficácia desta ação no menor tempo possível", afirma Alejandro Rivas, gerente geral da Mattel do Brasil.

O Procon-SP informa que os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado -por enquanto, nenhum caso foi reportado poderão solicitar na Justiça reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.

divulgação
Figuras do boneco Batman estão no recall

Em nota, o Procon informa que entende que enquanto existirem brinquedos com o problema apontado, o fornecedor é responsável e obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita. E mesmo que o consumidor não tenha acesso à convocação, ele terá seu direito à segurança garantido.

Desde novembro de 2006, quando a Mattel realizou o recall de alguns produtos da marca Polly Pocket com ímãs, a empresa informa ter avançado na investigação de novos procedimentos para atingir padrões de segurança quanto à inserção de pequenos ímãs em brinquedos.

divulgação
todos os itens da linha Polly estão incluídos

Para criar produtos mais seguros, a empresa analisou a força de atração dos ímãs, seu método de retenção e o padrão de brincadeira para o qual os ímãs estavam sendo utilizados. Assim, tentou avaliar em quais situações reais os ímãs poderiam eventualmente se soltar.

"Como resultado do processo de pesquisa e análise, a Mattel decidiu, de maneira preventiva, estender o processo de recall anterior. Vale ressaltar que nenhum outro caso de dano à saúde foi reportado (exceto os três casos divulgados em novembro de 2006)", afirma a Mattel em comunicado.

"Esta ação é resultado de exaustivos esforços que a Mattel e outras empresas do setor dedicaram junto a órgãos internacionais, nos últimos 15 meses, para elevar padrões de segurança relacionados a produtos que possuam pequenos ímãs", afirma a empresa em nota enviada à imprensa."

OUTRA REPORTAGEM:

"Cerca de 20% dos brinquedos chineses não atendem aos padrões de segurança e qualidade, segundo levantamento da Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena do Estado (agência de inspeção de qualidade chinesa).

Os defeitos dos brinquedos incluem matérias-primas tóxicas ou nocivas para saúde, arestas afiadas, saliências perigosas e instruções inapropriadas, demonstra o estudo.

O estudo concluiu que 80,8% dos brinquedos chineses foram considerados aceitáveis.

A agência, que realizou inspeções em 120 artigos produzidos por 108 empresas nas províncias orientais costeiras de Fujian, Zhejiang, Jiangsu, na cidade de Xangai e na província de Guangdong, no sul do país, tinha já descoberto em maio de 2006 que 25% dos brinquedos não cumpriam as normas de qualidade.

Em uma investigação em 2006, a Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena do Estado descobriu que algumas bonecas estavam recheadas com resíduos industriais e hospitalares, como algodão gaze, que provocavam alergias nas crianças.

A China é o maior exportador mundial de brinquedos, respondendo por 70% das exportações mundiais do setor."



.

Nenhum comentário: